Percepção de risco e conflito socioambiental em área de assentamento rural no Estado de Pernambuco 

O livro discute um conflito socioambiental instaurado com decisão locacional de instalação de um aterro sanitário próximo a uma comunidade de assentados rurais. A mobilização da comunidade, de um lado, e discurso técnico, de outro, revelam como diferentes representações da natureza se fazem presentes no conflito. Por fim, o trabalho aponta que na resolução do problema da destinação final dos resíduos, houve confrontos entre as políticas públicas, o mercado e a população de assentados confluindo para revelar práticas de injustiça ambiental com a distribuição de passivos ambientais para os agricultores.

À venda na editora CRV: www.editoracrv.com.br


Educação superior e produção de conhecimento 

O presente livro contém uma análise do cotidiano das práticas docentes vivenciadas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.



À venda na editoraEDUFAL: www.edufal.com.br/
À venda na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br



Educação ambiental - Pesquisa e Prática Educativa no Sertão Alagoano 

Esta obra aborda a prática da educação ambiental formal no município de Delmiro Gouveia (AL), cidade do Alto Sertão alagoano. Assim, a partir de dados coletados em algumas escolas da região, objetiva entender as problemáticas de sua inserção na prática docente, apresentando uma agenda de pesquisa para futuras investigações e intervenções. 



À venda na editora da UFPE: www.edufpe.com.br/virtualstore/
À venda na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br



O sindicalismo rural e os caminhos para a autogestão: uma superação do assistencialismo? 

O livro é resultado da dissertação de mestrado do autor que investigou os impactos da autogestão na prática dos sindicatos de trabalhadores rurais ligados à Usina Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A pesquisa aponta que a possibilidade de gestão dos sindicatos na empresa demonstrou que, entre a maioria dos sindicatos ligados à base territorial da usina, o enfoque assistencialista havia sido parcialmente superado. 

À venda na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br

- Copyright © NESMA - NESMA UFRPE Designed by: Lara Brito e Paulo Victor.